A empresa estatal Kuwait Oil Company declarou nesta segunda-feira (20) "estado de emergência" após um vazamento de petróleo em terra, mas informou que não foram registrados feridos e que a produção não foi interrompida.
A emergência aconteceu após um "vazamento de petróleo no oeste do país", informou o grupo estatal em um comunicado. Um vídeo divulgado pela imprensa local mostra o óleo jorrando de uma tubulação e uma grande mancha no solo.
"Não houve feridos em consequência do vazamento e a produção não foi afetada", afirmou o porta-voz da empresa, Qusai Al Amer, que também descartou emissões tóxicas.
O vazamento "aconteceu em terra, mas não em uma área residencial", declarou à AFP, sem revelar a localização exata do problema.
O jornal kuwaitiano Al Rai divulgou um vídeo no Twitter que mostra uma tubulação despejando grandes quantidades de petróleo em um terreno baldio.
A AFP não conseguiu verificar a autenticidade das imagens com fontes independentes.
O Kuwait é um importante país produtor de petróleo, onde quase 90% da receita do governo procede do combustível.
O país é um membro importante da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e produz atualmente 2,7 milhões de barris por dia.
* AFP