O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou, nesta segunda-feira (6), ter falado por telefone com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para oferecer "ajuda imediata" à Turquia após o terremoto que devastou o sul do país e parte da Síria.
Os dois países, que são membros da Otan, têm posições contrárias sobre temas migratórios. Também divergem sobre a questão dos hidrocarbonetos no Mediterrâneo.
No telefonema, Mitsotakis "reiterou a vontade da Grécia de ajudar a Turquia imediatamente" e apresentou-lhe "suas sinceras condolências", segundo um comunicado de seu gabinete.
O premiê grego anunciou, ainda, o envio de um avião do exército de seu país, além de cerca de 20 bombeiros e ajuda humanitária.
Nos últimos meses, as tensões aumentaram entre os dois dirigentes destes adversários históricos.
A última vez que se falaram foi em outubro passado, em Praga, durante o lançamento da comunidade política europeia, disse à AFP uma fonte do gabinete do primeiro-ministro grego.
Mitsotakis saiu no meio de um jantar de chefes de Estado e governo quando Erdogan responsabilizou seu país pela instabilidade no Mediterrâneo.
* AFP