Uma procissão solene nesta quarta-feira (14), com a presença do rei Charles III e de outros membros da família real britânica, conduzirá o caixão com o corpo da rainha Elizabeth II do Palácio de Buckingham para Westminster, em Londres. No parlamento, serão quatro dias de visitação pública.
Centenas de milhares de pessoas devem passar pelo local para prestar homenagem à monarca que morreu na semana passada, aos 96 anos. O governo alertou que o público pode ser obrigado a passar várias horas na fila antes de se aproximar do caixão.
"Levem isto em consideração antes de decidir sobre comparecer ou trazer crianças", advertiu Downing Street.
Desde segunda-feira (12), várias pessoas já aguardavam diante do parlamento, 48 horas antes da abertura do local para o público. Já na terça (13), milhares acompanharam a chegada do corpo de Elizabeth à capital inglesa.
No próximo dia 19, ocorrerá o funeral de Estado na Abadia de Westminster com autoridades de todo o mundo. A família real deve caminhar atrás do caixão, e o país parará durante dois minutos de silêncio.
Após a cerimônia, a rainha será enterrada em um evento particular na Capela de St. George do Castelo de Windsor, a 37 quilômetros da abadia, ao lado do marido, o príncipe Philip.