O rei Charles III fez nesta sexta-feira (9) seu primeiro discurso aos britânicos, muito abalados com a morte de Elizabeth II, que encerrou um reinado histórico de 70 anos. A monarca faleceu na quinta-feira (8), aos 96 anos, no castelo escocês de Balmoral, após um ano de crescentes problemas de saúde.
O discurso de Charles, pré-gravado e transmitido em canais de televisão, faz parte dos planos que foram ajustados durante décadas pela Casa Real e o governo britânico. A população acompanhou o momento até mesmo nos pubs.
No pronunciamento, o rei lamentou a morte da "amada mãe" e afirmou que Elizabeth II foi uma inspiração e exemplo para ele e toda a Família Real. O rei declarou que sua mãe foi amorosa, carinhosa e sempre orientou todos que a procuraram.
— Sua dedicação e devoção como soberana nunca vacilaram, em tempos de mudança e progresso, em tempos de alegria e celebração, e em tempos de tristeza e perda. Ela fez sacrifícios pelo dever — falou.
Charles III pontuou sobre a dor que toda sua família está sentindo e destacou a participação de Elizabeth II na Commonwealth, comunidade integrada por mais de 60 territórios (ex e atuais colônias), e em todo o mundo.
— Nutro um profundo sentimento de gratidão pelos mais de 70 anos em que minha mãe como rainha serviu o povo de tantas nações. Em sua vida de serviço, vimos aquele amor permanente pela tradição junto com aquele abraço destemido ao progresso que nos torna grandes como nações. O carinho, admiração e respeito que ela inspirava tornaram-se uma marca registrada de seu reinado — ressaltou.
O monarca lembrou que quando Elizabeth II subiu ao trono, a Grã-Bretanha e o mundo ainda estavam lidando com as privações e as consequências da Segunda Guerra Mundial, e ainda vivendo de acordo com as convenções de tempos anteriores. Charles III salientou que ao longo dos 70 anos de reinado da rainha, viu mudanças na cultura e nas crenças da sociedade.
— As instituições do Estado, por sua vez, mudaram. Mas, através de todas as mudanças e desafios, nossa nação e a família mais ampla de reinos – cujos talentos, tradições e realizações estou orgulhoso – prosperaram e floresceram. Nossos valores permaneceram e devem permanecer constantes. O papel e os deveres da monarquia também — defendeu.
Ao finalizar, o rei Charles III reforçou o compromisso com o Reino Unido e os países que fazem parte da comunidade britânica. O monarca pontuou que se esforçará para atender ao povo "com lealdade, respeito e amor". No final discurso, Charles III deixou uma mensagem à mãe.
— Para minha querida mamãe, quando você começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que você serviu tão diligentemente todos esses anos. Que voos de anjos te levem para o seu descanso — finalizou.