Uma multidão foi ao Palácio de Buckingham, no Reino Unido, para homenagear a rainha Elizabeth II, falecida nesta quinta-feira (8), aos 96 anos. A residência oficial da monarca recebeu diversas homenagens do povo britânico.
Silêncio absoluto, choros, lamentações, flores penduradas na grade do palácio foram algumas das maneiras que os súditos e turistas encontraram de se despedir da monarca mais longeva da história do Reino Unido.
No castelo de Balmoral, na Escócia, onde Elizabeth morreu, também houve visitas a monarca. O clima chuvoso com flores encostadas nas paredes do lado de fora do palácio marcaram o triste dia para os admiradores da monarquia britânica.
Flores também foram um dos símbolos que as pessoas utilizaram para homenagear a rainha no castelo de Windsor, outra residência usada por Elizabeth, em Berkshire, na Inglaterra.
Assim como no Palácio de Buckingham, um arco-íris surgiu nos céus de Windsor, chamando a atenção do público que ali estava.
O novo rei Charles III, herdeiro do trono, lamentou a morte de sua mãe logo após o ocorrido. O monarca assume a liderança da família real, junto de sua esposa, Camilla, que se tornou rainha consorte.
Homenagens pelo mundo
Ao redor do mundo, pessoas prestaram condolências a rainha Elizabeth II pela sua morte nesta quinta-feira. Em Tel Aviv, Israel, um projeção em um prédio chamou a atenção de todos que ali passavam. Em Oslo, na Noruega, algumas pessoas também deixaram flores em frente a embaixada britânica da capital.
Em Washington, nos Estados Unidos, também houve homenagens florais em frente a embaixada britânica no local. Em Ottawa, no Canadá, a parlamentar Eissa Saddozai ficou em frente ao Alto Comissariado britânico da cidade, portando uma bandeira do Reino Unido em suas costas.
No Brasil, foi decretado luto oficial e bandeiras ficaram em meio mastro.