A Noruega desembolsará 2 bilhões de coroas (205 milhões de dólares) para ajudar a Ucrânia, invadida pela Rússia, a se abastecer de gás neste inverno boreal, anunciou o primeiro-ministro norueguês nesta segunda-feira (29).
"Por causa da guerra, a Ucrânia precisa urgentemente de apoio externo. A Ucrânia pediu à Noruega que adote um papel de líder para garantir seu acesso à energia", declarou Jonas Gahr Støre, em comunicado.
"Propomos destinar 2 bilhões de coronas para que os ucranianos possam comprar gás neste outono e neste inverno" e atender particularmente hospitais e escolas, acrescentou.
O item faz parte de uma ajuda global de 10 bilhões de coroas já prometidas pela Noruega à Ucrânia. O dinheiro será entregue ao Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), que se encarregará de fazer as compras de gás.
A invasão russa da Ucrânia privou parcialmente Kiev do seu fornecimento de energia, devido à perda de parte da produção de gás ucraniana e à interrupção das importações da Rússia.
* AFP