Um novo corpo foi encontrado nesta quinta-feira (7) pelas equipes de resgate italianas no local do desmoronamento da geleira de Marmolada, ocorrido no último domingo (3), elevando a dez o número de mortos na tragédia, segundo as autoridades locais.
— As vítimas confirmadas são 10 — disse à AFP um porta-voz da província autônoma de Trentino, onde fica o pico mais alto dos Alpes da Itália.
Uma equipe de 14 socorristas, acompanhados por cães treinados, iniciou ao amanhecer as buscas pelos restos mortais e objetos arrastados pela avalanche de gelo e rochas.
— Durante a operação foram encontrados material orgânico e alguns objetos. Tudo foi recuperado, transportado ao vale e será analisado — explicou a mesma fonte.
Para as autoridades italianas, o aquecimento global e uma onda de altas temperaturas registradas este ano aceleraram o derretimento da geleira. Foi descoberta água acumulada sob o gelo, o que gera temores de que a geleira siga desabando.
A promotoria de Trento abriu uma investigação para determinar as causas da tragédia, mas descartou "a previsibilidade do evento, negligência ou imprudência".