A rede de fast-food norte-americana Mcdonald's anunciou nesta segunda-feira (16), que dará início a processo de saída permanente da Rússia com a venda dos negócios locais no país. De acordo com o comunicado, a decisão foi adotada como uma forma de protesto à invasão russa na Ucrânia, que gerou uma crise humanitária, e também devido à crise econômica na região, o que torna os negócios insustentáveis.
Em março, a rede anunciou o fechamento de seus 850 restaurantes na Rússia e a suspensão de todas as operações no país. No entanto, na época, a medida era vista como temporária. A mesma estratégia havia sido adotada por outras marcas como a rede de lanches KFC e multinacionais como Coca-Cola, Disney, Heineken e Starbucks.
O Mcdonald's entrou na Rússia há 32 anos, em 1990, um ano após a queda do muro de Berlim. A marca ingressou como um símbolo do capitalismo e aliviou as tensões da guerra fria entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, que colapsou em 1991. A rede emprega cerca de 62 mil pessoas no país e se entranhou na cultura russa como um dos mais populares fast-foods.
Segundo nota divulgada pelo Mcdonald's, a empresa espera incorrer em encargo entre US$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 6,2 bilhões) e US$ 1,4 bilhão (aproximadamente 7,2 bilhões) com os planos de desinvestimento. A rede americana venderá todas as filiais russas de seus restaurantes a um comprador local, embora pretenda manter a posse da marca comercial no país. A prioridade é assegurar que os 62 mil empregados continuem sendo pagos até o fim da eventual transação e que consigam posições no futuro.
O CEO da companhia, Chris Kempczinski, falou sobre o assunto e afirmou que a decisão é difícil, mas inevitável.
— Temos um compromisso com nossa comunidade global e devemos permanecer firmes em nossos valores. E nosso compromisso com nossos valores significa que não podemos mais manter os arcos brilhando lá — disse, em referência aos arcos que são a marca registrada da multinacional.
As redes russas da marca correspondem a 9% do faturamento total da empresa e 3% do seu lucro operacional. Apesar disso, em Wall Street, a reação à notícia foi limitada. Por volta das 8h (de Brasília), a ação do McDonald's subia 0,35% no pré-mercado da Bolsa de Nova York.