Um depósito que armazenava nitrato de amônio foi atingido por um bombardeio russo na região de Kharkov, no noroeste da Ucrânia, nesta segunda-feira (16), segundo as autoridades regionais ucranianas.
Pavlo Kyrylenko, governador da região vizinha de Donestsk, informou sobre a situação do local em seu perfil no Telegram, anexando junto da mensagem uma foto que mostra a impressionante nuvem laranja que se formou em cima do campo. De acordo com o Pavlo, um obus russo (espécie de granada explosiva arremessada da boca de fogo de artilharia) atingiu um depósito da região ucraniana de Kharkov que armazenava nitrato de amônio.
"A explosão na região de Kharkov não representa uma ameaça para a população local. A coluna de fumaça pode assustar, mas não há razão para pânico", garantiu.
O nitrato de amônio é uma substância amplamente conhecida. Ela causou as explosões no porto e em parte da cidade de Beirute, no Líbano, em agosto de 2020, e é usada principalmente como fertilizante, mas pode ser utilizada também para a fabricação de explosivos.
A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira que suas tropas recuperaram o controle de uma parte da fronteira com a Rússia na região de Kharkov, segunda maior cidade do país, que tem estado sob constante fogo cruzado desde o início da ofensiva russa.