O chefe dos separatistas pró-Rússia da região de Donetsk, no leste da Ucrânia, anunciou nesta segunda-feira (11) o controle total do porto da estratégica cidade de Mariupol, localizada às margens do Mar de Azov, no sudeste do país.
— Em relação ao porto de Mariupol, já está sob nosso controle — declarou Denis Pushilin, citado pela agência de notícias russa RIA Novosti.
As forças das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk participam da ofensiva do Kremlin lançada em 24 de fevereiro.
Por mais de um mês, o exército russo e os separatistas de Donetsk sitiaram Mariupol. Lá, encontraram uma feroz resistência, apesar dos fortes bombardeios e da catastrófica situação humanitária. O enorme complexo metalúrgico Azovstal, que dá acesso ao porto de Mariupol, é uma das últimas áreas nas mãos da resistência ucraniana.
Na mesma linha do discurso de Moscou, Pushilin disse ainda, nesta segunda-feira, que suas forças vão intensificar suas ações para conquistar totalmente a região de Donetsk, sob controle separatista desde 2014.
— A operação se intensificará, porque, quanto mais demorarmos, mais a população civil, refém da situação, sofrerá — alegou, em entrevista coletiva em Donetsk.
Segundo ele, milhares de soldados ucranianos continuam lutando na área de Azovstal.
— O número mencionado em nossos informes está entre 1,5 mil e 3 mil pessoas — detalhou.