O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, anunciou nesta quarta-feira (27) a chegada dele a Kiev, capital da Ucrânia. Anteriormente, ele esteve em Moscou, onde falou com o presidente russo Vladimir Putin sobre a guerra entre os dois países.
— Cheguei na Ucrânia, após ter estado em Moscou. Continuaremos trabalhando para ampliar a ajuda humanitária e garantir a retirada de civis das áreas de conflito [na Ucrânia] — afirmou Guterres em sua conta do Twitter.
— Quanto antes essa guerra terminar, melhor será para Ucrânia, Rússia e o mundo — acrescentou.
Durante a conversa com Putin em Moscou, Guterres repetiu seus apelos à Ucrânia e à Rússia para que trabalhem juntos na criação de corredores humanitários "seguros e eficazes" nas áreas de conflito.
Por sua vez, Putin disse a Guterres que esperava que as negociações permitissem o fim do conflito, desencadeado após a invasão da Ucrânia por tropas russas em 24 de fevereiro.
— Apesar de a operação militar estar se desenvolvendo, continuamos com a esperança na capacidade de alcançar acordos pela via diplomática — disse Putin a Guterres, em comentários transmitidos pela televisão.
Ucrânia e Rússia mantiveram negociações na Turquia, as quais se estagnaram após a descoberta de corpos de civis em áreas próximas a Kiev que eram, até então, ocupadas pelas forças russas.