Os sites da rede comunicação inglesa BBC na Rússia foram restritos horas depois que a empresa trouxe de volta seu serviço de rádio por ondas curtas na Ucrânia e na Rússia para garantir que civis em ambos os países possam acessar notícias sobre a guerra. A transmissão por ondas curtas é a que tem maior alcance geográfico.
A agência estatal de comunicações russa Roskomnadzor restringiu o acesso à presença online da BBC Rússia, bem como à Radio Liberty e ao meio de comunicação Meduza, informou a agência de notícias estatal russa RIA na sexta-feira (4).
Na sexta-feira, a BBC anunciou métodos para contornar a proibição no país, incluindo o aplicativo Pisphon ou o navegador Tor. A filial russa também informou que o Meta, anteriormente conhecido como Facebook, também parecia estar bloqueado, assim como o Google Play.
Os sinais de que a BBC estava sendo bloqueada surgiram horas após a decisão da BBC de voltar a uma forma de transmissão mais obsoleta, transmitindo quatro horas de seu serviço mundial, lido em inglês, para a Ucrânia e partes da Rússia todos os dias.
"Muitas vezes se diz que a verdade é a primeira vítima da guerra", disse o diretor-geral da BBC, Tim Davie, ao anunciar a medida na quinta-feira (3).
“Em um conflito em que a desinformação e a propaganda são abundantes, há uma clara necessidade de notícias factuais e independentes nas quais as pessoas possam confiar… milhões de russos estão se voltando para a BBC”.