A companhia aérea China Eastern Airlines confirmou que há mortos no acidente com um dos seus Boeing-737 que caiu no sul da China com 132 pessoas a bordo, nesta segunda-feira (21), e ofereceu condolências.
"A companhia expressa seu mais profundo pesar aos passageiros e membros da tripulação que morreram no acidente", indicou um comunicado da empresa dirigido à Bolsa de Shangai, onde está listada, sem confirmar o número de vítimas.
O Boeing 737 voava de Kunming em direção à metrópole de Cantão, porém "perdeu o contato quando estava sobrevoando a cidade de Wuzhoy", na região montanhosa de Guangxi, segundo o comunicado da Administração Chinesa de Aviação Civil (CAAC).
Com base nas circunstâncias do acidente, parecia improvável que alguém tivesse escapado com vida. A CAAC informou que havia ativado sua resposta de emergência e enviado uma equipe de resgate ao local do acidente.
A aeronave transportava 123 passageiros e nove membros da tripulação, totalizando 132 pessoas, apesar de alguns meios de comunicação chineses terem mencionado 133 pessoas a bordo.
O Boeing 737 caiu em uma zona rural próxima da cidade e provocou um incêndio na montanha, informou um repórter na emissora estatal CCTV, citando o serviço de coordenação de emergências local.
"Completamente destruído"
Um morador da área disse a um site de notícias local que o avião envolvido no acidente estava "completamente destruído" e que viu áreas florestais próximas destruídas pelo fogo causado pela queda na encosta da montanha.
As primeiras informações começaram a circular quando a mídia local informou que o voo MU5735 da China Eastern não havia chegado a Guangzhou conforme programado após decolar de Kunming pouco depois das 13h (2h no horário de Brasília).
— O local exato do acidente foi o município de Langnan, no condado de Teng — disse uma autoridade local à AFP, sem dar mais detalhes.
O rastreador de voo FlightRadar24 parou de exibir dados para o voo MU5735 após as 14h22min, horário local, quando chegou a Wuzhou. O site mostra como o avião caiu abruptamente de uma altitude de 29.100 pés para 3.225 pés no período de três minutos, antes que as informações do voo parassem.