Os sites oficiais do gabinete do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Reintegração dos Territórios Ocupados da Ucrânia pararam de funcionar nesta quarta-feira (23). O vice-primeiro Ministro da Transformação Digital, Mikhail Fedorov anunciou que esse pode ser o início de um ataque hacker nos sites de agências governamentais ucranianas. As informações são do portal Interfax.
"Por volta das 16h (horário local), começou outro ataque DDoS maciço em nosso estado. Há dados relevantes de vários bancos, e também há problemas de acesso aos sites da BP (já funcionando), do Gabinete de Ministros e do Ministério de Relações Exteriores. Isso se deve à mudança de tráfego para outro provedor para minimizar os danos do ataque", escreveu ele em seu canal Telegram.
O ataque hacker do tipo DDoS, também chamado de ataque de negação de serviço, é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para quem utiliza. O ataque procura tornar as páginas hospedadas indisponíveis na rede. Não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga.
Os sites do serviço de segurança, do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Defesa, Polícia Nacional e do Presidente da Ucrânia estão funcionando normalmente. As causas e os autores do ataque ainda estão sendo investigados.