O número de refugiados que fogem da Ucrânia chega a 368 mil pessoas e continua a subir, conforme informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) neste domingo (27).
Especificamente em relação à Polônia, guardas de fronteira poloneses disseram que mais de 156 mil pessoas cruzaram a fronteira da Ucrânia e entraram no país desde o início da invasão russa na quinta-feira (24).
O balanço mais recente representa um aumento de dezenas de milhares de pessoas em comparação ao que foi relatado no sábado (26), mostrando a rapidez com que os ucranianos estão fugindo para seu vizinho ocidental.
"Desde o início das hostilidades na Ucrânia em 24 de fevereiro, os agentes de fronteira registraram um total de 187,8 mil pessoas em todas as passagens com a Ucrânia", tuitou a guarda de fronteira da Polônia.
Esse número inclui aqueles que saem da Polônia para entrar na Ucrânia, embora a maioria, mais de 156 mil, seja de pessoas que fogem do país, disse o órgão.
"Apenas ontem, registrou-se um número recorde de pessoas (...) entre elas, 77.300 na Polônia", procedentes da Ucrânia, acrescentou a guarda em rede social.
A Polônia já contava com cerca de 1,5 milhão de ucranianos em seu território antes da invasão russa. Expressando forte apoio à Ucrânia, o país recebeu a maioria dos ucranianos que deixam sua terra natal.
Milhares de ucranianos também fugiram para Hungria, Moldávia, Eslováquia e Romênia.