Na madrugada deste domingo (27), tropas russas seguiram avançando sobre o território da Ucrânia e entraram em Kharkiv, segunda maior cidade do país. Kiev voltou a ser bombardeada e cidades no sul do país foram cercadas, conforme reportagem do jornal Estado de S.Paulo.
Kharkiv tem 1,4 milhões de habitantes e está localizada a nordeste de Kiev. Segundo informações do jornal Estado de S.Paulo, autoridades ucranianas confirmaram passagem de tropas russas no centro da cidade.
- Houve uma incursão de veículos leves do inimigo russo na cidade, inclusive na parte central. As forças armadas ucranianas estão eliminando o inimigo - disse Oleg Sinegubov, responsável pela administração regional.
Conforme a reportagem, vídeos compartilhados pelas redes sociais - e também por representantes do governo, como o conselheiro do Ministério do Interior Anton Herashchenko - mostraram blindados russos passando por uma rua da cidade.
Uma explosão em tanques de Petróleo em Vasylkiv, próximo a Kiev, também foi registrada na madrugada deste domingo. Jornais locais atribuem o ataque à Rússia. Mais cedo, o gabinete do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, havia informado que a Rússia havia explodido um gasoduto em Kharkiv. O governo emitiu um alerta à população a se protegerem da fumaça, cobrindo as janelas com panos úmidos.
A ofensiva russa no sul do país também progrediu. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o exército cercou duas grandes cidades na região, Kherson e Berdyansk, que somadas têm cerca de 400 mil habitantes.
Em Kiev, grandes explosões foram registradas em um depósito de combustível ao sul da capital, iluminando o céu na madrugada de domingo, noite de sábado no Brasil.
A causa das explosões não está clara. Mais cedo, autoridades ucranianas haviam alertado a população para a possibilidade de bombardeios iminentes da Rússia, e sirenes haviam soado em Kiev.