O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou comunicado neste sábado (28), no qual afirmou que o ataque contra o braço local do Estado Islâmico no Afeganistão "não será o último".
Ele voltou a garantir que os EUA buscarão todos os responsáveis pelo atentado nesta semana perto do aeroporto de Cabul, que deixou dezenas de mortos, entre eles 13 militares norte-americanos. "Sempre que qualquer um machucar os Estados Unidos ou atacar nossas tropas, nós responderemos", garantiu o presidente.
Biden afirmou que a situação no Afeganistão segue "extremamente perigosa", com ameaça elevada de mais ataques terroristas no aeroporto de Cabul. "Nossos comandantes me informaram que um ataque é altamente provável nas próximas 24 a 36 horas", advertiu. O presidente disse que orientou um reforço na segurança para garantir a proteção na área.
Biden disse ainda que, na sexta-feira (27), foram retiradas do Afeganistão mais 6,8 mil pessoas, entre elas centenas de americanos. Até agora, deixaram o país nessa operação mais de 117 mil pessoas, informou o mandatário.