Rússia e Uzbequistão iniciaram, nesta sexta-feira (30), exercícios militares conjuntos perto da fronteira com Afeganistão.
Manobras parecidas estão previstas para acontecer no Tadjiquistão, na próxima semana.
Moscou advertiu que está "profundamente preocupada" com a situação no Afeganistão, onde os talibãs conseguiram garantir seu domínio em vastas regiões rurais, em meio à retirada das forças americanas.
Com unidades russas de manutenção da paz e das forças especiais, as manobras serão no campo de treinamento de Termez, no extremo-sul do Uzbequistão.
Cerca de 1.500 militares e 200 veículos participam destes exercícios, que vão até 10 de agosto, segundo o Exército russo.
As manobras no Tadjiquistão serão realizadas entre 5 e 10 de agosto e também envolverão Rússia e Uzbequistão.
Trata-se de mandar um "sinal" para as populações destas ex-repúblicas da Ásia Central, preocupadas com a situação no vizinho afegão, disse na semana passada à rádio russa o enviado especial do Kremlin para o Afeganistão, Zamir Kabulov.
"Os acontecimentos no Afeganistão seguem uma pauta de crise. A situação se degrada literalmente a cada dia, e o movimento talibã controla cada vez mais território", advertiu nesta sexta-feira (30) o chefe do serviço de Inteligência exterior russo (SVR), Sergei Naryshkin.
* AFP