O gravador de dados de viagem (VDR), o equivalente no navio de uma "caixa-preta", do cargueiro que sofreu um incêndio antes de afundar parcialmente na costa de Colombo, no Sri Lanka, foi recuperado a bordo, anunciaram as autoridades locais.
Este VDR permitirá que os investigadores saibam exatamente quais ordens e protocolos foram seguidos a bordo antes e depois do incêndio.
"A Marinha ajudou os técnicos a recuperar o VDR na ponte de comando, que está acima da superfície da água", declarou à AFP o porta-voz da Marinha, Indika de Silva.
O navio cargueiro "MV X-Press Pearl", registrado em Singapura, começou a afundar na quarta-feira após sofrer um incêndio que durou 13 dias na costa da capital do Sri Lanka.
O navio, que transportava grande quantidade de lubrificantes e 81 contêineres de "carga perigosa", incluindo 25 toneladas de ácido nítrico, fazia uma travessia entre o estado indiano de Gujarat e Colombo.
O derramamento no mar de uma carga de microplásticos da embarcação forçou a proibição da pesca na área e levantou preocupações para o meio ambiente marinho e para a economia local.
As autoridades, que temem uma catástrofe ainda maior com o possível derramamento de petróleo, afirmam que, até o momento, nenhum vazamento de combustível foi detectado.
A polícia disse que três tripulantes do navio, dois russos e um indiano, foram interrogados e seus passaportes foram retidos.
aj/grk/jac/pz/me/zm/mr
* AFP