A Alemanha vai cancelar as advertências aos viajantes, em vigor há um ano, para a maioria dos países, exceto aqueles onde o nível de casos de covid-19 ainda é alto ou onde exista uma forte presença de variantes, informou o governo local nesta sexta-feira (11).
— Podemos suspender as advertências aos viajantes para as zonas consideradas de risco, cuja incidência (do vírus) nos últimos sete dias seja inferior a 200 (por cada 100 mil habitantes) — anunciou o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas.
— Essa medida será aplicada a partir de 1º de julho — acrescentou.
Em países como Reino Unido e Índia, onde se registra uma presença importante de variantes altamente contagiosas, as advertências para os viajantes vão continuar em vigor, segundo Maas.
— Em muitos lugares, o número de contágios está caindo, e cada vez mais cidadãos estão vacinados. Após longos meses de confinamento, podemos celebrar por termos recuperado uma certa normalidade, que também se aplica às viagens — disse o ministro.
A remoção dessas restrições não isenta os viajantes de apresentarem um teste negativo recente de covid-19, ou um certificado de vacinação, segundo as autoridades.
A Alemanha eliminou restrições nas últimas semanas, com a reabertura de lojas e restaurantes. Hoje, o país registra uma incidência de 19 casos da doença a cada 100 mil habitantes.