A polícia de Washington confirmou que quatro pessoas morreram em meio à invasão do Capitólio, edifício sede do Congresso dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6). Quatorze policiais ficaram feridos no conflito, um deles em estado grave.
As mortes ocorreram após partidários do presidente Donald Trump invadirem a sede do Legislativo com o objetivo de impedir a validação do resultado das eleições presidenciais.
Os números foram divulgados em coletiva de imprensa, na madrugada desta quinta (7), pelo chefe da polícia metropolitana da capital, Robert Contee. Segundo ele, foram realizadas 52 prisões por desobedecer as restrições, quatro por carregar armas sem licença e uma por armamento proibido.
Duas bombas foram encontradas, uma no diretório nacional do partido democrata e uma no do partido republicano. Segundo Contee, o trabalho da polícia foi o de isolar o perímetro após a retirada dos invasores, em um esforço conjunto entre polícias de Estados próximos e a Guarda Nacional, deslocados para a ocasião.
Entre os mortos está uma mulher apoiadora do atual presidente, Donald Trump, que foi baleada por seguranças do Capitólio. Ela chegou a ser atendida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu.
Membros de grupos de extrema-direita, incluindo os violentos Proud Boys, juntaram-se à multidão que se formou em Washington para torcer pelo presidente Trump, enquanto ele os instava a protestar contra a contagem dos votos do Colégio Eleitoral pelo Congresso, que confirmaria a vitória de Joe Biden na disputa pela Casa Branca.
Membros de grupos menores de supremacia branca e neonazistas também foram vistos na multidão. O grupo também incluía adeptos do "Exército Groyper", uma rede de supremacistas brancos.
Vitória de Joe Biden
O Congresso dos Estados Unidos validou, na madrugada desta quinta-feira, a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais. A sessão que contou os votos do Colégio Eleitoral teve de ser suspensa após a invasão, mas foi retomada por volta das 20h (22h em Brasília).
O atual vice-presidente americano, o republicano Mike Pence, certificou o voto de 306 grandes eleitores a favor do candidato democrata, contra os 232 obtidos por Donald Trump. Ao anunciar o resultado, Pence criticou a invasão do Capitólio:
—Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não venceram — disse Pence ao retomar as atividades no Congresso após horas de interrupção. — A violência nunca vence. A liberdade vence — afirmou.