A Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) publicou nota à imprensa repudiando a invasão do Congresso Nacional norte-americano por apoiadores do presidente Donald Trump. O grupo é contra a ratificação da vitória de Biden nas eleições que ocorreria em sessão na tarde desta quarta-feira (6).
"A democracia tem como pilar fundamental a independência dos poderes do Estado, que deve atuar totalmente livre de pressões", diz a nota. "O exercício da força e o vandalismo contra as instituições constituem um sério atentado ao funcionamento democrático", completa o texto.
A invasão interrompeu a sessão que ratificará a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais e obrigou a segurança a fechar as portas do prédio.
O vice-presidente de Trump Mike Pence, que iria confirmar a vitória de Biden ao presidir a sessão do Senado que conta os votos do Colégio Eleitoral, foi retirado às pressas do prédio, assim como outros parlamentares.
Confira a nota na íntegra:
"A Secretaria Geral da OEA condena e repudia o ataque às instituições realizado hoje nos Estados Unidos por manifestantes que negam os resultados eleitorais recentes. A democracia tem como pilar fundamental a independência dos poderes do Estado, que deve atuar totalmente livre de pressões.
O exercício da força e o vandalismo contra as instituições constituem um sério atentado ao funcionamento democrático.
Exortamos o retorno à tão necessária racionalidade e a conclusão do processo eleitoral de acordo com a Constituição e os procedimentos institucionais correspondentes. "