Oito pessoas, incluindo três policiais, foram mortas nesta sexta-feira (18) no ataque a um comboio de um importante emir do noroeste da Nigéria, anunciou o porta-voz da polícia do estado de Katsina.
Criminosos abriram fogo contra o comboio de Muhammadu Sanusi, o emir de Kaura Namoda, no estado de Zamfara, matando cinco integrantes de sua escolta e três policiais, disse o porta-voz Gambo Isah em um comunicado.
O emir, cujo comboio da capital federal Abuja viajava para Zamfara, foi salvo por policiais que enfrentaram os agressores durante o tiroteio, segundo a mesma fonte.
Essas gangues costumam se esconder em campos na floresta de Rugu, que se estende por quatro estados do norte e centro da Nigéria: Katsina, Zamfara, Kaduna e Níger.
O ataque ocorre uma semana após o sequestro de centenas de estudantes em Kankara, no estado de Katsina, por "bandidos" que se dedicam a roubar gado e realizar sequestros para pedir resgate. Este sequestro foi posteriormente reivindicado pelo grupo jihadista Boko Haram.
* AFP