Novas pistas sobre a explosão que atingiu a cidade de Nashville, no Tennessee (EUA), nesta sexta-feira (25), indicam que o possível atentado foi precedido por uma cena digna de filmes e que permitiu às forças de segurança reduzir o risco de mortes nas proximidades.
Logo depois de a polícia ser acionada por uma ligação a respeito de possíveis tiros disparados na região — o que não foi confirmado — os agentes depararam com um veículo suspeito de onde se ouvia uma mensagem emitida por alto-falante anunciar que uma bomba explodiria em questão de minutos. Isso levou os policiais a tomar medidas preventivas e pode ter evitado uma tragédia maior, segundo informam jornais americanos.
Conforme depoimento dado pelo chefe do departamento de polícia de Nashville, Jonh Drake, e reproduzido pela CNN, um automóvel identificado como um "veículo recreativo" (recreational vehicle), mais conhecido entre os americanos pela sigla RV, uma espécie de motorhome ou trailer, estava estacionado e emitindo sucessivas vezes o aviso de que uma explosão ocorreria em 15 minutos no local.
Assim que ouviram a mensagem, os policiais nas imediações começaram a evacuar moradores da vizinhança e afastar pessoas que se encontravam nas proximidades ao mesmo tempo em que acionaram um esquadrão especializado para enfrentar esse tipo de ameaça.
Um homem que circulava com seu cachorro em direção ao veículo suspeito foi desviado do caminho pelos policiais logo antes da explosão ocorrer. Até o final da tarde desta sexta, não havia confirmação se havia alguém dentro do veículo de onde se ouvia o alerta.
As ações preventivas ajudaram a evitar mortes. Foram notificadas apenas três vítimas de ferimentos, nenhuma delas em estado grave. Um policial sofreu perda auditiva, mas acredita-se que não será permanente. As circunstâncias da explosão levaram a polícia local a se manifestar em redes sociais dizendo acreditar que se tratou de "um ato deliberado".
Dezenas de prédios na área central da cidade americana foram danificados em razão da força da detonação — sentida a vários quilômetros de distância. A área foi isolada pela polícia para o prosseguimento das investigações.