O governo espanhol informou, nesta terça-feira (22), que as restrições aos voos provenientes do Reino Unido serão estendidas por duas semanas e também afetarão o tráfego marítimo, permitindo apenas a entrada de residentes ou nacionais de Espanha ou Andorra.
A exemplo da maioria dos países europeus, a Espanha anunciou na véspera a limitação do acesso a quem chegar do Reino Unido por medo da propagação da nova e possivlemente mais contagiosa cepa do coronavírus surgida naquele país.
Em seu primeiro anúncio, o Executivo não havia indicado a duração da medida nem que ela afetaria o transporte marítimo.
"A medida entrará em vigor às 18h do dia 22 de dezembro e terá duração de 14 dias, até as 18h do dia 5 de janeiro, podendo ser prorrogada, dependendo da evolução da pandemia", afirmou o governo espanhol, em um comunicado.
A realização de voos e o desembarque de navios serão permitidos apenas para residentes, por nacionais espanhóis ou do microestado de Andorra, situado entre Espanha e França.
A medida não afeta a tripulação de aviões e navios, transportes de carga, de emergência ou humanitários nem aqueles navios que tiverem zarpado do Reino Unido antes da entrada em vigor da restrição, acrescenta o texto.