O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou nesta segunda-feira (9) como um novo sinal de "esperança" a notícia de que a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech resultou 90% eficaz, mas alertou que ainda resta uma longa batalha pela frente.
"Parabenizo os brilhantes homens e mulheres que ajudaram a produzir este avanço e por nos darem um motivo para sentir esperança. Ao mesmo tempo, também é importante entender que o final da batalha contra a covid-19 ainda está a vários meses de distância", disse Biden em um comunicado, acrescentando que recebeu a notícia antecipadamente na noite de domingo (8).
O democrata também destacou a importância de continuar usando máscaras no futuro imediato.
A Pfizer e a BioNTech anunciaram nesta segunda que a vacina experimental que desenvolvem de forma conjunta se mostrou 90% eficaz na prevenção do coronavírus, de acordo com dados preliminares da terceira fase dos estudos clínicos. As farmacêuticas são as primeiras a comprovarem a eficácia do imunizador para a doença que já matou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.
Em comunicado, as empresas informaram que avaliaram a situação de 94 voluntários das pesquisas que contraíram a covid-19 e desenvolveram pelo menos um sintoma. Os testes não foram capazes de garantir a segurança da fórmula, mas as companhias esperam obter respostas nessa área nas próximas semanas.