O Partido Republicano, ao qual pertence o presidente Donald Trump, garantiu mais uma cadeira no Senado norte-americano nesta quarta-feira (11), com uma vitória no Alasca, ficando a apenas um assento de obter maioria na Câmara alta do Congresso.
Dan Sullivan foi reeleito com facilidade, com mais de 57% dos votos, segundo projeções das emissoras de televisão CNN e NBC. A vitória confirma o bom desempenho do Partido Republicano nas eleições para o Congresso, realizadas em 3 de novembro, com a disputa presidencial que deu a vitória ao democrata Joe Biden.
Com isso, os republicanos acumulam 50 cadeiras contra 48 dos democratas nesta Casa de 100 assentos. Restam apenas dois lugares, os quais serão disputados em uma dupla eleição parcial em 5 de janeiro, no conservador Estado da Geórgia.
Os democratas teriam de ganhar essas duas cadeiras para alcançar os republicanos e darem a Biden mais liberdade para implementar sua política. Em caso de uma votação 50-50, a vice-presidente Kamala Harris seria responsável pelo desempate.
Nenhuma lei pode ser aprovada nos Estados Unidos sem o sinal verde do Senado, que também tem o poder de aprovar as principais nomeações do presidente: seus secretários, embaixadores e juízes, inclusive os indicados à Suprema Corte.