O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou, na noite desta quinta-feira (29), que uma das três pessoas que morreu em um atentado na Basílica Notre-Dame de Nice, na França, é Simone Barreto Silva, uma brasileira de 44 anos, mãe de três filhos e natural de Salvador. Ela residia no país.
O terrorista matou duas pessoas a facadas dentro da Basílica. Simone morreu após ser esfaqueada e fugir para um bar em frente ao templo religioso, onde teria ido para tentar se refugiar. Lá, foi encaminhada para um hospital, onde não resistiu aos ferimentos.
Segundo o site da Radio France Internationale (RFI), Simone morava no país havia 30 anos, e uma de suas primas estava com ela. De acordo com a familiar, a última frase que Simone disse foi: "Diga a meus filhos que eu os amo". Ela morreu uma hora e meia depois de ter sido ferida.
"O presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses. O Itamaraty, por meio do Consulado-Geral em Paris, presta assistência consular à família da cidadã brasileira vítima do ataque terrorista", declarou o ministério em nota.
O ataque, que aconteceu por volta das 9h (horário local) desta quinta-feira (29), provocou reprovação e indignação em todo o mundo, e muitos países expressaram sua solidariedade à França. O agressor foi ferido pela polícia e levado a um hospital, onde segue sob custódia. Seu nome não foi divulgado.