O primeiro-ministro russo visitará na quint-feira Minsk, a capital de Belarus, cenário de protestos contra a reeleição do presidente Alexander Lukashenko, anunciou nesta quarta-feira o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
"Amanhã o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin viajará a Minsk", anunciou Lavrov. Esta será a primeira visita de uma autoridade russa de primeiro escalão desde o início da crise política no país, há quase um mês.
Ao receber o chanceler bielorrusso, Lavrov anunciou que Lukashenko será recebido pelo presidente Vladimir Putin "nas próximas duas semanas".
O ministro da Defesa de Belarus viajará na sexta-feira a Moscou para consultas no âmbito de várias organizações internacionais que reúnem especialmente ex-países da URSS.
A Rússia dá cada vez mais sinais de apoio ao presidente bielorrusso, após momentos de tensão nos últimos meses. Lukashenko chegou a acusar Moscou de desejar expulsá-lo do poder para transformar seu país em vassalo, alegação rejeitada pelo Kremlin.
Mas desde as eleições de 9 de agosto os bielorrussos protestam contra o regime autoritário do presidente, que denuncia um complô ocidental e pede a ajuda da Rússia.
Vladimir Putin já prometeu o envio de forças russas a Belarus se o protesto aumentar. Minsk solicita agora uma ajuda financeira, porque a economia entrou em crise devido ao movimento de oposição e às sanções impostas por países vizinhos.
* AFP