A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, 22 anos, anunciou nesta sexta-feira (19) ter se formado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. O anúncio foi feito pelas redes sociais dela. De acordo com informações do G1, ela foi aprovada para estudar na universidade em 2017.
"É difícil expressar minha gratidão agora que eu consegui meu diploma de filosofia, política e economia em Oxford. Não sei o que virá adiante."
Aos 16 anos, Malala recebeu o prêmio Nobel da Paz em reconhecimento à luta pelo direito das mulheres de estudarem. Seu ativismo começou quando ela tinha 11 anos, em uma região do Paquistão onde o Talibã tem grande poder. A escola em que ela estudava foi fechada pelos militantes, e logo ela tornou-se um símbolo na luta contra o grupo.
Aos 14 anos, homens do Talibã entraram em um ônibus cheio de crianças e dispararam tiros na cabeça de Malala e de outras duas meninas. As três sobreviveram, mas Malala seguiu sendo ameaçada pelo grupo, o qual afirmou que ela representava valores do Ocidente e, por isso, continuariam tentando matá-la. A ativista e sua família refugiaram-se, então, no Reino Unido — país que virou a base para a sua luta pelo direito das mulheres.