Duas das principais figuras do ativismo social no mundo se encontraram nesta terça-feira (25). Greta Thunberg, 17 anos, atualmente uma das vozes mais ativas da proteção ambiental, e Malala Yousafzai, 22, defensora da educação das mulheres, postaram fotos juntas nas redes sociais, com mensagens de carinho.
O encontro ocorreu na Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde Malala é estudante. Greta viajou para o Reino Unido para participar de uma greve de estudantes do College Green, na cidade de Bristol, na qual fará um discurso na próxima sexta-feira (28).
No Twitter, Malala publicou a foto com a amiga e escreveu "ela é a única amiga por quem eu falto aula".
Greta, que também compartilhou o momento com seus seguidores, disse que "encontrou seu modelo".
Greta ganhou destaque mundial pelo seu engajamento na defesa do ambiente. Ela começou a participar de congressos internacionais sobre o tema. Em seus discursos, incomodou diversas autoridades políticas de muitos países, entre elas o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que chegou a ofender a ativista chamando-a de pirralha.
No ano passado, a jovem sueca foi eleita pela revista americana Time como a personalidade do ano. Além disso, ela já soma duas indicações ao Prêmio Nobel da Paz, em 2019 e em 2020.
Malala foi a pessoa mais jovem ao receber o Nobel da Paz. Em 2014, a paquistanesa, então com 17 anos, teve a sua luta pela defesa da educação das mulheres em seu país reconhecida pela entidade.
Ela foi baleada na cabeça por um membro do Talibã quando ia para a escola. Recebeu tratamento médico no Reino Unido e, então, escreveu um livro marcante no qual apresenta a realidade da educação para mulheres no Paquistão. Desde então, tornou-se um símbolo de resistência das mulheres contra a opressão.