As autoridades da cidade indiana de Ahmedabad (localizada no oeste do país) utilizaram drones e caminhões de bombeiros para desinfetar as ruas neste sábado (9), diante do aumento de casos de contágio do coronavírus. O município, de 5,5 milhões de habitantes, é um dos principais focos de preocupação para o governo. A localidade registra 343 mortos pela pandemia, das quase 2 mil vítimas fatais em todo o país, e representa 10% de todos os casos de contágio (quase 60 mil).
Ao longo do dia, os drones lançaram desinfetante, enquanto pelas ruas passavam os caminhões de bombeiros que jogavam produtos de limpeza.
— Todas as áreas da cidade serão desinfetadas — declarou o administrador provisório, Rajiv Gupta.
Desde 25 de março, a Índia protagoniza o maior confinamento no planeta. Toda a população deve permanecer em suas casas. Em Ahmedabad, as autoridades endureceram as medidas de restrição de sexta-feira (8), ante o aumento de casos.
Centenas de forças paramilitares patrulham as ruas para obrigar o cumprimento das ordens de restrição de movimentos. Durante a última semana praticamente todas as lojas permaneceram fechadas.
As forças de segurança usaram gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes que organizaram protestos. Ao menos 15 pessoas foram detidas.