Incêndios florestais que estavam em atividade há vários dias no norte da Ucrânia chegaram a ficar a poucos quilômetros da usina nuclear abandonada de Chernobyl. O operador de turismo Yaroslav Emelianenko afirmou que as chamas atingiram a cidade abandonada de Pripyat, que costumava servir à usina. O governo ucraniano disse que o fogo foi controlado na terça-feira (14). Nesta quarta, mais de 400 bombeiros ainda estavam na região para extinguir os focos de incêndio restantes. As informações são do G1.
O governo prometeu transparência sobre a situação. No entanto, entidades independentes questionam a versão do Estado sobre a dimensão do incêndio, uma vez que o Serviço Estatal de Emergência afirmou "não haver chamas fora de controle, apenas uma ligeira queima no chão da floresta".
Segundo Emelianenko, o fogo estava a cerca de 2 quilômetros do local onde estão armazenados os resíduos mais perigosos da usina. O Greenpeace disse que o incêndio era muito maior do que apontavam as autoridades. Um representante da ONG disse que o maior incêndio atingia uma área de 34 mil hectares, enquanto um segundo, a apenas um quilômetro da antiga usina, cobria uma área de 12 mil hectares.
Segundo a polícia ucraniana, o fogo estava ativo desde sábado (4), depois que um fazendeiro incendiou grama seca. Os incêndios florestais no norte ucraniano chegaram na segunda-feira (13) ao assentamento de Pripyat.