A Oktoberfest 2020, planejada para ocorrer de 19 de setembro a 4 de outubro, foi cancelada devido à pandemia do coronavírus, anunciaram as autoridades locais nesta terça-feira (21).
Em uma Londres silenciosa, a rainha Elizabeth celebra seu aniversário de 94 anos. Em razão da pandemia, a comemoração será discreta. Confinada no Castelo de Windsor, a monarca deve passar a data sem sua família e sem as tradicionais salvas de honra.
Na América Latina, o México elevou o nível de alerta sanitário, diante do aumento acelerado de casos de contágio. O governo mexicano teme uma saturação do sistema hospitalar.
Veja essas e outras notícias das últimas horas no mundo:
Sem Oktoberfest neste ano
Prevista para acontecer de 19 de setembro a 4 de outubro, a Oktoberfest de Munique foi cancelada devido à pandemia do coronavírus. Segundo as autoridades locais, os riscos "são simplesmente muito elevados", com mais de 6 milhões de visitantes esperados.
O prefeito de Munique, Dieter Reiter, disse em conferência que é "um dia triste e um remédio amargo" para a capital bávara perder a receita gerada com o evento, um dos mais tradicionais da Alemanha.
Espanha também cancela evento
As célebres festas de São Firmino em Pamplona, que todo o mês de julho atraem milhares de turistas do mundo inteiro, também foram suspensas, informou a prefeitura da cidade do norte da Espanha, nesta terça-feira (21).
— Por mais esperada que fosse, esta decisão não deixa de nos causar um pouco de tristeza — lamentou a prefeita interina de Pamplona, Ana Elizalde (ela substitui Enrique Maya, que está com a covid-19).
Governo francês detalha planos de reabertura de escolas
O governo francês anunciou, nesta terça-feira (21), o calendário para a retomada das atividades em creches e escolas de ensino fundamental, fechadas há mais de um mês. A decisão pela reabertura, anunciada ainda na semana passada pelo presidente Emmanuel Macron, gerou controvérsia entre professores e até mesmo entre representantes do governo local.
O ministro da Educação Nacional, Jean-Michel Blanquer, detalhou os termos de um retorno gradual às atividades escolares a partir de 11 de maio. A partir do dia 25, todas as aulas serão reabertas, sempre com um limite máximo de 15 alunos por turma. Para os pais que não quiserem enviar seus filhos para a escola, será possível seguir com a educação a distância.
Aniversário discreto da rainha
A rainha Elizabeth completa 94 anos nesta terça-feira (21). Em meio à crise da saúde, a monarca considerou inadequado celebrar a data publicamente. Foi cancelada a tradicional salva de tiros disparada todos os anos no Hyde Park, na Torre de Londres e no parque real de Windsor, a cerca de 40 quilômetros da capital. Além disso, a casa real confirmou que não haverá o tradicional desfile militar, celebrado todos os anos em junho, para festejar oficialmente o aniversário da rainha.
A soberana está há semanas confinada no castelo ao oeste de Londres apenas com seu marido, o príncipe Philip, 98 anos. Devido à idade avançada, ambos estão no grupo de risco da covid-19. Ela recebeu parabéns à distância, pelas redes sociais.
México teme saturação do sistema hospitalar
O México elevou, nesta terça-feira (21), o nível de alerta sanitário, diante do aumento acelerado de casos de contágio do coronavírus — informou o governo, que teme uma saturação do sistema hospitalar.
— Hoje queremos dar por iniciada a fase três da epidemia de covid, lembrando que estamos na fase de rápida ascensão, na qual vai se acumular um grande número de contágios e de hospitalizações — disse o subsecretário de Saúde do México, Hugo López-Gatell, em entrevista coletiva junto com o presidente Andrés Manuel López Obrador.
*Com informações da AFP