Manifestações e caminhadas em todo o mundo marcaram o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (8). Em São Paulo, grupos feministas se reuniram na Avenida Paulista, em ato que também teve a presença de pessoas ligadas a partidos políticos.
Entre as faixas carregadas nos atos, muitas mulheres recordaram Marielle Franco, assassinada em 2018; pediam a defesa da democracia e se mostraram contra o presidente Jair Bolsonaro.
— Fora Bolsonaro! Ele não, ela sim! Nenhuma a menos! — repetiam os presentes em coro.
Em Brasília, grupos de mulheres e organizações sociais saíram em marcha na região central da cidade na manhã deste domingo. A caminhada passou pelo Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O ato teve mensagens contra o machismo, o racismo e a violência, além da defesa de direitos dos trabalhadores.
Em outras partes do mundo, as mulheres também foram às ruas pedir por igualdade de gênero. Os atos realizados em Santiago, no Chile, e Istambul, na Turquia, tiveram ação policial para conter o avanço em áreas não autorizadas.