O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (6) ter sofrido "uma terrível provação por algumas pessoas muito corruptas e desonestas" durante seu processo de impeachment. Esta é a sua primeira reação pública após ter sido absolvido pelo Senado na quarta-feira (5). O mandatário era acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso.
— Eles fizeram tudo que foi possível para nos destruir e, fazendo isso, machucaram muito nossa nação — declarou Trump em um café da manhã de oração transmitido pela televisão.
Falando com uma voz incomumente rouca, Trump informou que, mais tarde, fará um pronunciamento na Casa Branca. O presidente acrescentou que tratará de sua determinação de impedir que o que aconteceu durante seu impeachment se repita.
— Não gosto de pessoas que usam sua fé como justificativa para fazer o que eles sabem que é errado — alfinetou, em uma aparente referência ao senador Mitt Romney.
Único republicano a votar contra o presidente, ao explicar sua decisão no plenário do Senado na quarta-feira, Romney mencionou sua fé.
— Também não gosto de pessoas que dizem "Eu rezo por você", quando elas sabem que não é assim — insistiu Trump, desta vez em alusão à presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, que em inúmeras ocasiões disse rezar por ele.
— Tantas pessoas foram prejudicadas. Não podemos deixar isso continuar. Estarei discutindo isso um pouco mais tarde na Casa Branca — antecipou.