A saída do Reino Unido da União Europeia (UE), nesta sexta-feira (31), marca o "começo" de uma era de "renovação" e "mudança" para o país, afirmará o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, no texto do discurso que fará assim que ocorrer o Brexit — às 23h, pelo horário local.
"Este não é um fim, mas um começo", aponta a mensagem do líder conservador que será transmitida após o Reino Unido se tornar o primeiro país a deixar a UE. "É o momento de verdadeira renovação e mudança nacional", acrescenta o texto.
Johnson também assegura que deseja deixar no passado as divisões dentro do país desde que o Brexit foi aprovado por 52% votos no referendo de 2016. Para marcar o acordo, o chefe de governo reunirá seu gabinete nesta sexta-feira em Sunderland, no nordeste da Inglaterra.
A cidade, que registrou 61% votos a favor do Brexit em 2016, é sede da principal unidade da montadora japonesa de automóveis Nissan, cujo futuro estava ameaçado no caso de um Brexit sem negociação, o que foi evitado graças a um acordo feito por Johnson com Bruxelas.