Um incêndio florestal avançava com força nesta quinta-feira (24) na zona vinícola da Califórnia, nos Estados Unidos, onde as autoridades alertam sobre altas chances de outros focos no Estado.
O incêndio Kincade afeta uma área rural do condado de Sonoma desde quarta-feira à noite, e passou rapidamente de poucos hectares a 4 mil em questão de horas, informou a CalFire, a agência da Califórnia responsável pela proteção contra incêndios.
Cerca de 500 pessoas apoiadas por aviões e helicópteros combatiam as chamas, que eram alimentadas por rajadas de vento de mais de 110 km/h. Ao menos 50 mil pessoas receberam ordens para abandonar suas residências ao norte de Los Angeles diante do avanço das chamas, que saiu do controle devido ao forte vento.
O incêndio começou no início da tarde e rapidamente consumiu cerca de dois mil hectares, segundo os bombeiros do condado de Los Angeles.
Ordens de evacuação obrigatória foram emitidas para todo o povoado de Geyserville e vinhedos próximos depois de que o incêndio, que começou em uma zona montanhosa, se propagou rapidamente, cruzando uma estrada e indo em direção às casas.
"Este incêndio está avançando rapidamente, por favor, preste atenção às ordens de evacuação", disse o senador regional Mike McGuire em sua conta do Twitter.
Por volta de meio-dia, as chamas estavam fora de controle e várias estruturas foram consumidas pelo fogo.
O Kincade começou em meio aos alertas oficiais de que grande parte do norte da Califórnia e algumas zonas do sul estavam sob ameaça iminente de incêndios até sexta-feira devido ao clima seco e aos fortes ventos.
Nesta quinta, cerca de 180 mil pessoas ficaram sem serviço elétrico no norte do Estado e outros cortes preventivos similares afetaram milhares de clientes mais ao sul. A previsão é de que o forte vento no norte diminuirá nesta sexta, mas devem voltar no domingo, alertou o Serviço Meteorológico Nacional.