Os economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer foram anunciados, nesta segunda-feira (14), como os vencedores do Nobel de Economia de 2019. O trio foi agraciado "por sua abordagem experimental para aliviar a pobreza global", segundo informou a organização do prêmio.
No comunicado, a entidade destaca que o trabalho dos economistas introduziu uma nova abordagem “para obter respostas confiáveis sobre as melhores maneiras de combater a pobreza global”.
“Em apenas duas décadas, sua nova abordagem baseada em experimentos transformou a economia do desenvolvimento, que agora é um campo de pesquisa florescente”.
Esther é a mais jovem vencedora a receber a premiação, além de ser a segunda mulher a conseguir o feito.
Os vencedores
Abhijit Banerjee - Estadunidense nascido em 1961 em Mumbai, Índia. PhD (1988) pela Universidade de Harvard, Cambridge, EUA. É professor Internacional de Economia da Ford Foundation no Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, EUA.
Esther Duflo - franco-estadunidense nascida em 1972 em Paris, França. PhD (1999) pelo Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, EUA.
Michael Kremer - Americano nascido em 1964. PhD (1992) pela Universidade de Harvard, Cambridge, EUA. É professor de Sociedades em Desenvolvimento na Universidade de Harvard.