A tempestade tropical Humberto se aproximava neste sábado (14) do norte das Bahamas, onde milhares de pessoas lutam para voltar à normalidade depois que o furacão Dorian os deixou sem casa. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) informou que Humberto estava às 3h a leste da ilha Ábaco, deslocando-se lentamente para noroeste.
As autoridades emitiram um alerta de tempestade para toda zona noroeste das Bahamas, incluindo a ilha Nova Providência, onde está Nassau, assim como para as ilhas Ábaco e Gran Bahama, arrasadas pelo furacão Dorian.
O NHC prevê que Humberto se converterá em furacão "em dois, ou três dias". A tormenta seguirá em direção norte durante o final de semana e, na próxima semana, passará ao largo da costa leste da Flórida, nos Estados Unidos.
Nas Bahamas, são esperados ventos de até 100 km/h. Fortes chuvas podem provocar inundações nas ilhas, cujos solos já estão encharcados de água, afirmou o diretor do Departamento de Meteorologia, Trevor Basden.
O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergências das Bahamas (Nema), Carl Smith, indicou que a tempestade pode afetar os esforços de ajuda e recuperação em Grand Bahama e Ábaco.
"O temporal desacelerará a logística", advertiu em uma conferência de imprensa em Nassau, capital das Bahamas. "O combustível e a água continuam sendo as maiores necessidades nas Ábaco", acrescentou.