O Irã negou ter desempenhado um papel nos ataques executados com drones no sábado (14) contra instalações petroleiras da Arábia Saudita, em uma nota oficial enviada aos Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela agência oficial IRNA.
Na mensagem transmitida na segunda-feira (16) à embaixada da Suíça em Teerã, que representa os interesses americanos no Irã, a República Islâmica "insiste que não desempenhou nenhum papel no ataque, nega e condena as acusações" contra o país apresentadas pelos Estados Unidos, destaca a agência.
De acordo com a IRNA, o texto "desmente e condena as acusações de Trump e de Mike Pompeo (secretário de Estado)" contra a República Islâmica.
A mensagem "adverte os funcionários americanos que, se alguma medida for adotada contra o Irã, o país dará uma resposta imediata de um alcance muito maior que uma simples ameaça".
Pompeo acusou diretamente o Irã no domingo (15) de responsabilidade pelos ataques reivindicados no dia anterior pelos rebeldes iemenitas huthis contra instalações de petróleo na Arábia Saudita, rival regional da República Islâmica.
A Arábia Saudita deve anunciar nesta quarta-feira os resultados de sua investigação sobre os ataques contra o reino, onde o chefe da diplomacia americana Mike Pompeo é aguardado para discutir sobre uma possível resposta.