Porto Rico aguardava nesta terça-feira a chegada da tormenta tropical Dorian, que poderá se converter em furacão ao passar pelo sudoeste da ilha, na quarta-feira.
Os especialistas esperam que Dorian alcance a força de furacão (mais de 119 km/hora) na quarta, quando passar sobre a costa sudoeste de Porto Rico, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês).
Por volta das 20H00 local (21H00 Brasília), Dorian estava 480 km ao sul de Ponce (no sul de Porto Rico), com ventos firmes de 85 km por hora e deslocando-se para noroeste a 20 km por hora.
O NHC avalia que o centro de Dorian passará pelo leste da República Dominicana na noite de quarta-feira, chegando entre quinta e sexta nas ilhas Bahamas e Turcos e Caicos.
Os especialistas calculam que Dorian atingirá a costa leste da Flórida no final de semana.
A agência federal de emergências dos Estados Unidos assinalou que tem 3 mil agentes federais na ilha "prontos para agir".
Em Cabo Rojo, município de 57 mil habitantes no caminho do Dorian, a população protegeu nesta terça-feira suas embarcações e residências, mas não havia correria em busca de provisões em supermercados e postos de gasolina.
"Não havia histeria", disse à AFP o líder comunitário Hevel Vélez. "Penso que como se está falando da tormenta desde a sexta-feira passada, a população está preparada. E como os ventos são de apenas 50 milhas por hora (80 Km/h), as pessoas estão confiantes".
Em setembro de 2017, o furacão Maria atravessou Porto Rico deixando um rastro de destruição matando quase 3 mil pessoas e deixando um prejuízo do qual a ilha ainda não se recuperou.
* AFP