A Polícia Judiciária de Cabo Verde informou, no sábado (3), que cinco brasileiros foram presos por suspeita de tráfico internacional de drogas. Eles foram detidos em operação conjunta com a Guarda Costeira, quando agentes apreenderam cerca de 2,2 mil quilos de cocaína na embarcação em que o grupo estava, chamada Perpétuo Socorro de Abaeté II.
De acordo com o portal G1, os cinco detidos devem ser apresentados à Justiça do país africano nesta segunda-feira (5). A identidade dos suspeitos não foi divulgada.
A ofensiva também contou com o apoio da Polícia Federal brasileira e do MAOC-N (Centro de Análises e Operações Marítimas - Narcóticos, na sigla em inglês), com sede em Lisboa.
Esta não é a primeira vez que brasileiros são presos em Cabo Verde por suspeita de tráfico internacional de drogas. Em agosto de 2017, o gaúcho Daniel Guerra e os baianos Rodrigo Dantas e Daniel Dantas foram detidos após a polícia encontrar uma tonelada de cocaína em uma embarcação onde eles seguiam de Natal para a Ilha da Madeira, em Portugal. O capitão do barco, o francês Olivier Thomas, também havia sido detido.
Em março de 2018, os velejadores foram condenados a 10 anos de prisão. No início de 2019 o primeiro julgamento foi anulado, permitindo que os brasileiros retornassem a seu país. Atualmente, eles respondem em liberdade.