Os Estados Unidos derrubaram, nesta quinta-feira (18), um avião não tripulado iraniano no estreito de Ormuz, que se aproximava perigosamente de um navio americano, informou o presidente Donald Trump.
— O (USS) Boxer tomou uma ação defensiva contra um drone iraniano que tinha se aproximado a uma distância muito, muito pequena, de umas mil jardas (cerca de um quilômetro) — anunciou Trump na Casa Branca. — O drone foi destruído imediatamente — destacou.
A derrubada da aeronave ocorre em um momento de tensões crescentes na região do Golfo entre os Estados Unidos e o Irã.
— Esta é a última de muitas ações provocadoras e hostis do Irã contra navios que operam em águas internacionais — prosseguiu Trump.
— Os Estados Unidos se reservam o direito de defender as instalações de seu pessoal e seus interesses, e exorta todas as nações a condenar a liberdade de navegação e o comércio mundial do Irã — afirmou.
O mandatário também fez um chamado a outros países para que protejam seus navios no estreito e colaborem com os Estados Unidos.
Os Guardiões da Revolução do Irã, o exército de elite da República Islâmica, disseram que na quinta-feira que haviam retido um "petroleiro estrangeiro" e seus 12 tripulantes por suposto contrabando de combustível, após uma série de incidentes com navios-tanque nesta região sob alta tensão há mais de dois meses.