Horas após o anúncio do vice-presidente econômico da Venezuela, Tareck El Aissami, e a reabertura da fronteira terrestre entre o país e o Brasil, fechada por 78 dias por ordens de Nicolás Maduro, centenas de venezuelanos passaram por Pacaraima, município de fronteira em Roraima. As informações são do portal G1.
Entre os venezuelanos, há muitas pessoas em busca de alimentos, remédios e outros produtos em falta no país vizinho. Também há aqueles que decidiram deixar a Venezuela para trás por causa da crise política e econômica .
De acordo com o Ministério de Abastecimento, Pecuária e Agricultura (Mapa), cerca de 400 veículos entraram no Brasil durante a tarde de sexta-feira (10). Já a Operação Acolhida — responsável por receber os venezuelanos que entram no país e fornecer apoio às famílias — registrou a chegada de 893 pessoas no país durante o dia.
Maduro havia anunciado o fechamento total da fronteira terrestre com o Brasil no dia 21 de fevereiro. A determinação veio às vésperas de uma mobilização liderada pelo autodeclarado presidente interino Juan Guaidó para obter ajuda humanitária de outros países — inclusive o Brasil.
A reabertura foi anunciada pelo vice-presidente econômico da Venezuela, Tareck El Aissami, na última sexta-feira (10), em pronunciamento na televisão estatal VTV:
— O presidente (Nicolás) Maduro anuncia à comunidade internacional a reabertura da fronteira terrestre com o Brasil a partir do dia de hoje. Gradualmente, iremos restabelecendo os mecanismos de controle para que esta fronteira seja cada vez mais uma fronteira robusta de desenvolvimento econômico produtivo e que beneficie a ambos os povos, a ambas as nações.
A fronteira marítima com Aruba também foi reaberta. Já as divisas com a Colômbia e as ilhas de Bonaire e Curaçao seguem fechadas.