O vice-presidente econômico da Venezuela, Tareck El Aissami, anunciou nesta sexta-feira (10) a reabertura da fronteira do país com o Brasil. A passagem entre os dois países havia sido fechada no dia 21 de fevereiro.
Na ocasião, o anúncio do fechamento foi feito dois dias antes da entrada em vigor do plano do líder da oposição Juan Guaidó de fazer entrar na Venezuela ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos.
Apesar do fechamento, a travessia entre Brasil e Venezuela continuou sendo realizada de forma clandestina.
— O presidente (Nicolás) Maduro anuncia à comunidade internacional a reabertura da fronteira terrestre com o Brasil a partir do dia de hoje. Gradualmente, iremos restabelecendo os mecanismos de controle para que esta fronteira seja cada vez mais uma fronteira robusta de desenvolvimento econômico produtivo e que beneficie a ambos os povos, a ambas as nações — anunciou El Aissami na televisão estatal VTV.
A fronteira marítima com Aruba também será reaberta. As divisas com a Colômbia e as ilhas de Bonaire e Curaçao continuam fechadas.
Nicolás Maduro havia anunciado o fechamento total da fronteira terrestre com o Brasil no dia 21 de fevereiro. A determinação veio às vésperas de uma mobilização liderada pelo autodeclarado presidente interino Juan Guaidó para obter ajuda humanitária de outros países – inclusive o Brasil.