Os EUA têm sinais de que o regime da Síria esteja usando armas químicas e realizado um ataque com cloro no último domingo, no noroeste do país, afirmou o Departamento de Estado nesta terça-feira (21).
— Infelizmente, continuamos a ver sinais de que o regime (do ditador Bashar al-) Assad possa estar retomando o uso de armas químicas, incluindo um suposto ataque com cloro no noroeste da Síria na manhã de 19 de maio — afirmou Morgan Ortagus, porta-voz da diplomacia americana.
— Ainda estamos coletando informações sobre esse incidente, mas repetimos nosso alerta de que se o regime Assad usar armas químicas, os EUA e nossos aliados responderemos rapidamente e de maneira apropriada — acrescentou.
Segundo Ortagus, o suposto ataque faz parte de uma campanha de Assad que viola um cessar-fogo que tem protegido milhares de civis na região de Idlib.
— Os ataques do regime contra as comunidades do noroeste da Síria têm de terminar — afirmou. — OS EUA reiteram seu alerta, feito primeiro pelo presidente (Donald) Trump em setembro de 2018, de que um ataque contra a zona de desescalonamento de Idlib representaria uma escalada imprudente que pode desestabilizar a região.