O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, foi reeleito para um novo mandato de cinco anos com 67,17% dos votos no segundo turno de 12 de agosto, anunciou nesta quinta-feira o ministro da Administração Territorial.
A participação no segundo turno foi de 34,54%, informou o ministro Mohamed Ag Erlaf ao canal de televisão público ORTM. O opositor Soumaila Cissé recebeu 32,83% dos votos.
Keita iniciará o novo mandato no dia 4 de setembro com um objetivo prioritário: aplicar o acordo de paz concluído em 2015 com a rebelião da maioria tuaregue, em uma país que permanece sob a ameaça dos extremistas, apesar de cinco anos de intervenções militares internacionais.
Em 2013, os mesmos candidatos se enfrentaram no segundo turno e Keita foi eleito com 77,6% dos votos.
Poucas horas antes do anúncio dos resultados, não era possível acessar a internet nos telefones celulares das principais operadoras do país.
Entre os dois turnos da eleição, os observadores da UNião Europeia no Mali pediram às autoridades que não limitassem a liberdade de expressão, assim como garantias ao acesso sem obstáculos à internet e às redes sociais.
* AFP