Uma "bomba de lava" do vulcão havaiano Kilauea atingiu um barco turístico e deixou 23 feridos, um deles em estado grave, informaram os bombeiros do Havaí, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (16). A embarcação fazia um "tour de lava" na Ilha Grande, a principal do arquipélago. A atração turística oferece passeios para ver de perto a área onde a lava toca o mar.
De acordo com as autoridades locais, o barco retornou ao cais com os passageiros feridos às 7h de segunda-feira. Dos 23 feridos, 13 foram levados ao hospital e 10 tratados no próprio local. Três dos passageiros estão em condição estável e uma jovem está em estado grave, com fratura no fêmur. As autoridades não detalharam o número de pessoas a bordo nem a localização exata do incidente. O barco ficou com um buraco no teto e uma das grades também foi danificada.
— Foi uma explosão, o barco estava coberto de lava — disse Janet Snyder, porta-voz da Prefeitura do condado do Havaí, citada no jornal "Tribune Herald".
O Kilauea — vulcão com maior atividade do mundo — entrou em erupção em 3 de maio, forçando a evacuação de milhares de pessoas e destruindo centenas de imóveis. Uma das fissuras do vulcão continua em erupção.
A empresa que organiza o "tour de lava" no Kilauea é a Lava Ocean, que não se manifestou sobre o assunto. No site da empresa, é possível ver fotos de embarcações muito próximas ao 'laze', palavra em inglês formada pela junção dos termos "lava" e "haze" (névoa), que produz uma mistura de ácido clorídrico (HCl), vapor e pequenas partículas de vidro vulcânico.
O Kilauea é um dos cinco vulcões localizados na Grande Ilha. Os cientistas acreditam que a atividade vulcânica poderia ser precursora de uma erupção maior, similar à que ocorreu em meados da década de 1920.