Um taxista perdeu o controle do seu carro e atingiu, neste sábado (16), oito pessoas no centro de Moscou, que estava repleta de torcedores estrangeiros que estão na Rússia por ocasião da Copa do Mundo. De acordo com autoridades, o homem foi preso.
O acidente aconteceu por volta das 19h locais (13h em Brasília), a cerca de 200 metros do tradicional ponto turístico da Praça Vermelha, em uma calçada onde estava um grupo de pelo menos 15 pessoas. Dois mexicanos estavam entre as vítimas, segundo confirmação da embaixada do país.
Um vídeo publicado no Twitter mostra o momento do atropelamento:
A causa "do acidente foi a perda de controle do carro. O motorista foi detido e levado a uma delegacia", informou o ministério do Interior russo em um comunicado.
As autoridades de trânsito de Moscou disseram que o taxista, Anarbek Chingiz, 28 anos, tem habilitação do Quirguistão, uma ex-República Soviética. Ele foi detido após tentar fugir entre a multidão. Pessoas que estavam no local o seguraram até a chegada da polícia.
A polícia de Moscou informou que o motorista perdeu o controle do veículo e que agiu "sem premeditação". As autoridades investigam se ele estava alcoolizado.
Sete das pessoas atingidas apresentam ferimentos leves e a oitava teria apresentado sintomas "moderados", segundo a BBC. Por causa da Copa do Mundo, as autoridades russas aumentaram as medidas de segurança e algumas ruas chegaram a ser bloqueadas para tráfego.
Algumas das pessoas atingidas estavam usando as cores da seleção mexicana, disse uma testemunha. O México realiza sua primeira partida no mundial contra a Alemanha neste domingo no estádio Lujniki, que fica em Moscou.
A capital russa foi o palco de uma das quatro partidas da Copa do Mundo realizadas neste sábado (16). Mais cedo, Argentina e Islândia empataram em 1 x 1 no estádio do Spartak.